top of page

Lara Santos de Amorim

Possui graduação em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1989), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2002), doutorado com período sanduíche em Antropo-logia - City University of New York (CUNY) em 2001.

 

Tem experiência na área de Antropologia Urbana, com ênfase em Expressões Culturais Musicais (hip hop) e Festas Populares e Tradicionais (Folia do Divino Espírito Santo), atuando principal-mente nos seguintes temas:

Teoria do Ritual e Ritos Sociais;

Movimentos Musicais Alternativos;

Juventude e Marginalidade;

Globalização e Mudança Cultural.

 

Pesquisa também nas áreas de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural, Antropologia e Imagem, Performance e Manifestações Artísticas, e Memória e Cinema. Integra o Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (GUETU/PPGA) e em 2020 iniciou sua partici-pação no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura Socie-dade e Ambiente (GIPCSA) trazendo a abordagem da Antropo-logia Visual ao Grupo.

 

É professora adjunta da graduação de Antropologia no campus IV, Litoral Norte em Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB)  e no Programa de Pós-Graduação em An-tropologia (PPGA/UFPB), atuando nas linhas de pesquisa "Imagem, Arte e Performance" e "Etnografias e Sociabilidades Urbanas". É autora do livro "Reinvenção da Tradição. Brasília: Instituto Terceiro Setor, 2012. Coleção Arte em Brasília: cinco décadas de cultura. É organizadora e uma das autoras do livro "Cinema e Memória - O super 8 na Paraíba nos anos 1970 e 1980". Ed. UFPB, 2013.

Fonte: CURRÍCULO LATTES.

Foto%20Profa_edited.jpg
bottom of page